Analgésicos podem ser a causa de dor de cabeça

Por Jorge Alexandre Machado

A ingestão excessiva de analgésicos é apontada como uma das principais causas da dor de cabeça. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) previne sobre o perigo da automedicação e sobre a importância de um diagnóstico correto, feito por especialistas.

Segundo o Departamento de Cefaléia da ABN, cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com dor de cabeça. As mulheres são as que mais sentem : 76%, contra 57% dos homens. Nos jovens, 39% das crianças até 6 anos já conhecem a cefaléia, e aos 15 anos, o percentual é de 70%, conforme relata a Agência Brasil.

A médica do Departamento de Cefaléia da ABN, Patricia Peixoto, diz que algumas dores de cabeça ficam mais fortes e freqüentes com o passar do tempo, evoluindo para enxaquecas crônicas. Ela orienta que o consumo de analgésicos não pode ultrapassar dois a três dias por semana e deve ser indicada por um especialista.

Patricia Peixoto explica ainda que "para obter um diagnóstico mais preciso sobre as causas da dor de cabeça deve-se recorrer à cefaliatria, subespecialidade da neurologia".

VER VÍDEO

Comentários

Marcelo disse…
Explicado porque minha esposa toma analgésico para dor de cabeça quase todos os dias...(risos)

Tostines é mais fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é mais fresquinho?!


Marcelo Bressan
Brasília / DF