Rio mais perto de sediar as Olimpíadas de 2016

Por Jorge Alexandre Machado

O Comitê Olímpico Internacional, em Atenas, na Grécia, anunciou hoje que o Rio de Janeiro é uma das quatro cidades que disputarão a fase final para a escolha da sede das Olimpíadas de 2016. As concorrentes são Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).


O Ministro do Esporte, Orlando Silva, em entrevista à Agência Brasil, declarou que "realizar no Rio de Janeiro os Jogos Olímpicos de 2016 vai permitir multiplicar as conquistas dos Jogos Pan-Americanos. Primeiro, será uma promoção enorme para o Brasil, que tem crescido na área de turismo. O sonho olímpico de 2016 vai permitir multiplicar a promoção do Brasil no mundo, dos nossos destinos turísticos, belezas naturais, tradições culturais, inclusive, mostrando para o mundo a nossa competência".

Os investimentos para a realização dos Jogos Pan-Americanos garantiram ao Rio de Janeiro instalações compatíveis com o padrão olímpico. Nesse item, o Rio não precisará de gastos adicionais, a não ser algumas reformas, porém será necessário investir em infra-estrutura, especialmente no aperfeiçoamento do sistema de transportes públicos, dos serviços de saúde e da segurança, como reconheceu o Ministro. Tudo isso tem que acontecer até pelo menos 2014, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol.

Essa é a terceira vez que o Rio de Janeiro concorre à cidade-sede das Olimpíadas. Para os jogos de 2004 e 2012, ele não passou da primeira avaliação. A escolha final será feita no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Comentários

Stella Maris disse…
Era bom que em 2016 fosse no rio :) Talvez nessa altura eu consiga dar lá um saltinho.