VERGONHA NACIONAL





Por Jorge Alexandre Machado

O Brazil não conhece o Brasil. A música, Querelas do Brasil, de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, interpretada pela inesquecível Elis Regina, protestava quanto á americanização da cultura do país, mas aqui vamos abolir o "Z"  e  a inevitável influência americana na nossa cultura, para protestar sim, em relação à corrupção desenfreada e motivo de total vergonha dos brasileiros que tem, por formação, a honestidade como princípio. Assim, a cada dia de notícias estarrecedoras, descobrimos que "O Brasil não conhece o Brasil".

Todos os envolvidos querem se fazer acreditar que são isentos de culpa e, a exemplo do que disse o ex-presidente Lula, não tem uma viva alma mais honesta do que ele. E quem são os responsáveis por tantos desvios, tantas fraudes e tantos rombos? Por ação ou omissão, muitos podem ser apontados e a Operação Lava-jato tem atuado nesse sentido. E então constatamos: "O Brasil não merece o Brasil".

Esse país não merece mesmo  ser forjado dessa forma por uma legião de pessoas que confundem o público com o privado. Estão interessados, primeiramente, com o pessoal e não com o interesse da nação. Não querem de forma alguma deixar o poder, seja porque é muito lucrativo, seja para não perderem a imunidade. Exemplo? Estamos na expectativa da posse do ex-presidente Lula como ministro do Governo Dilma, para escapar das acusações contra ele e tentar evitar o impeachment da Presidente. Em outro cenário, os envolvidos já teriam renunciado e concentrado em sua defesa, se houver, e não deixar toda uma população sofrendo as consequências de suas iniquidades. Dessa forma, não há como negar: "O Brasil está matando o Brasil".

Mas existe luz no fim do túnel que não se sabe onde acaba. Se ouvido o clamor de milhões de brasileiros, justiça e paz prevalecerão e não os desmandos e irresponsabilidades presenciados a cada dia. No momento, só o que se ouve é: "Do Brasil, SOS ao Brasil".

Comentários